segunda-feira, 8 de agosto de 2011

[VESTIBULAR] Mercado de Trabalho

Vestibular, esse assunto não é de agradar muito, não é mesmo? Mas para quem irá prestar vestibular, é muito importante, independente se for esse ano, ou ano que vem, ou daqui uns anos. É sim importante, já pensar no curso que irá fazer, embora eu ache que com 17 anos seja ainda muito cedo para escolher uma profissão.

Você, futuro vestibulando, ja pensou qual curso irá fazer? Está preocupado com o mercado de trabalho? Por mais que não seja só isso a ser levado em conta, é legal saber o que está em ''alta'' no mercado atualmente.

> Construção Civil
Em razão de obras de infra-estrutura em setores como transporte, habitação e energia, há canteiros de obras espalhados por todo o país. Desde 2007, o governo federal investiu em obras por meio do programa de aceleração do crescimento e, entre 2011 e 2014, há previsão de mais investimentos na segunda faze do programa. O cenário tornou-se ainda mais favorável com a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016, eventos que exigirão a construção de estádios, arenas, aeroportos etc. Esses fatores transformam o setor da construção em um dos mais aquecidos atualmente e um dos mais promissores.
Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada no início de 2010, mostrou que faltam em torno de 38.500 profissionais qualificados nas áreas ligadas à construção civil. O momento fornece graduados em Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, Construção de Edifícios, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Hídrica e Logística e Transportes.

> Meio Ambiente
Ações relacionadas a sustentabilidade vêm ganhando força desde a década de 1970. Uma economia sustentável é aquela que produz riquezas sem se descuidar da preservação do meio ambiente nem comprometer a sobrevivência das gerações futuras. Essa área está em pleno desenvolvimento e busca especialistas que possam auxiliar as empresas a vincular sua imagem a preservação ambiental. Esses profissionais executam pesquisas para se especializar na utilização consciente dos recursos naturais. Os campos de atuação estão na recuperação dos solos, no controle da poluição e na elaboração de maneiras sustentáveis para reaproveitar os resíduos produzidos. São cursos como Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Ecologia, Engenharias florestal, ambiental e hídrica, Biotecnologia e Química. 

> Negócios
Alunos de cursos relacionados a essa área estão entre os mais procurados por empresas de recrutamento de estagiários. As oportunidades surgem em virtude da globalização, que gerou a procura por mercadorias, capitais e pessoas. Por isso, a necessidade das empresas terem profissionais qualificados para dirigir seus negócios e trabalhar a exportação. Profissionais das áreas de Administração, Ciências econômicas, Comércio exterior, Relações internacionais, Gestão de Recursos Humanos e Marketing encontraram oportunidades nas áreas de negócios.

> Tecnologia
O avanço tecnológico ocorre num ritmo muito mais rápido que a formação de pessoas habilitadas a trabalhar com essas novas ferramentas. As empresas precisam de profissionais e eles não existem. Cresce a necessidade das empresas de se informatizarem para diminuir os custos e garantir a competitividade. A procura por profissionais neste mercado de trabalho é grande. Mas, busca-se a qualificação. Graduados em cursos como Sistema de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação, Engenharia de Telecomunicações Redes de computadores, Ciência da Computação, Análise e desenvolvimento de sistemas e Engenharia da Computação encontraram muitas oportunidades.

> Saúde
Com a expectativa de vida crescendo e a taxa de fertilidade diminuindo no Brasil, esses indicadores mostram o envelhecimento da população o que aumenta a procura por profissionais da saúde. A renda per capta vem crescendo e a população procura por mais planos de saúde e hospitais privados o que aumenta a necessidade de serviços nesta área. Sendo um dos segmentos mais carentes de mão de obra qualificada. Fora o lado humanitário destas profissões. Oportunidades surgirão para profissional formados em cursos como Medicina, Gerontologia, Educação Física, Esporte e Lazer, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Naturologia, Enfermagem e Farmácia. 



Eu encontrei estas informações, e achei super interessante compartilhar elas com vocês! Espero que tenham gostado e tenha ajudado alguns :)

Beijos, Pri

ps. post de cobertura do evento do Tudo Orna na quarta sem falta em!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário